terça-feira, 17 de maio de 2011

Platão x Aristóteles

Faça um quadro comparativo (tabela) confrontando as principais características estéticas de Platão e Aristóteles. A partir disso, escolha um designer/estilista que possua mais próxima a Platão e outro que se aproxime mais de Aristóteles, justificando as escolhas.

Tabela Comparativa:






Platão:








Interpretamos que a coleção de Jun Nakao, a “Costura do Invisível”, tem relação com as idéias e conceitos que Platão transmite. Pelo desfile ser feito somente por peças conceituais, que não se baseiam nos ideais de beleza do Mundo Sensível, isto é que se adaptem ao corpo e forma feminino, e sim aos ideias de Beleza do Mundo das Idéias, que são: bom, verdadeiro e belo.
As peças da coleção podem ser consideradas boas pois , pois consegue transmitir a idéia conceitual esperado do desfile, para depois serem transformadas em peças prontas para o comércio. Estas, podem ser consideradas verdadeiras pois, elas atingem totalmente o conceito da coleção, e são capazes de transmitir essa visão para quem as veem. E também são vistas como belo, devido ao nível estético que elas atingem.

Aristóteles: 









Esta coleção é da estilista Elena Mirò, uma designer italiana, em um desfile Plus-size em Milão. Interpretamos esta coleção de acordo com as idéias e conceitos transmitidos  por Aristóteles. Já que, de acordo com aristóteles feiúra, desordem, e imperfeição são elementos capazes de estimular a criação da Beleza. Além disso ele também ensina que as três principais características da Beleza são: grandeza, harmonia e proporção.
Sendo uma marca e uma estilista que trabalha somente com criações Plus-size, está claro que partes dos conceitos transmitidos por Aristóteles estão presentes. Além disso também há o fato de que Elena Mirò produz roupas para mulheres reais e não esteriotipadas, e que independente do seu tamanho são belas.

Grupo: Luciana Buarque
           Vitória Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário